Trabalhar em casa vale a pena?

Graças à constante digitalização dos processos e a evolução das tecnologias que possibilitam que a comunicação seja feita de maneira cada vez mais efetiva – mesmo a distância –, por meio de ferramentas como Skype, e-mail ou chats, novas tendências no mercado de trabalho surgem a cada momento e, uma das mais famosas, é o home office. 

Muitos são os motivos que podem levar você a sentir vontade de trabalhar em casa. Mas, na prática, quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens de se praticar o home office? Chegou a hora de respondermos essa pergunta!

Para isso, preparamos uma lista que ajudará você a conhecer um pouco mais sobre o processo de mudar o escritório para a sua casa e descobrir se essa é realmente uma boa ideia. Confira:

Vantagens de trabalhar em casa

1. Conciliar a vida pessoal com a profissional

Conseguir encontrar um ponto harmonioso entre o trabalho e a vida pessoal é um fator muito importante para diversos profissionais e, com o home office, você pode construir esse equilíbrio! Em casa, é possível que o profissional determine seus horários, organização e o seu ambiente de trabalho, o que é uma boa solução para quem busca um maior controle e flexibilidade.

2. Menos stress e mais produtividade

Trânsito, transporte público, atrasos e outros fatores cotidianos podem acabar acarretando um stress que afetará não só a saúde e vida pessoal, mas também impactar diretamente na produtividade como profissional. A partir do momento em que você começa a trabalhar em casa, as situações que podem acarretar stress são consideravelmente reduzidas, o que pode melhorar o desempenho no trabalho.

3. Menos desperdício de tempo e distrações

Os telefones tocando, reuniões que não são necessárias e as conversas entre os colegas de trabalho, esses são fatores que comprometem a atenção e, por vezes, fazem com que você desperdice seu tempo e não renda tanto o quanto esperava. Trabalhando em home office, muitos desses problemas se vão e você, torna-se o único responsável pelo seu fluxo de trabalho!

Desvantagens

1. Isolamento profissional que pode tornar-se também social

O trabalho é um ótimo lugar para aprender, compartilhar ideias e conhecer outros profissionais. Contudo, quando se trabalha em casa, você é privado do contato direto com outras pessoas e de exercer suas capacidades de relacionamento. Por isso, o home office não é muito indicado para aqueles que não lidam muito bem com a situação de ficar sozinhos, pois a prática pode tornar-se deprimente e não beneficiar seu rendimento.

2. Administrar horários

No home office você tem tudo sobre controle, mas nem sempre isso é bom. Por tudo depender de você, perder-se nos horários estabelecidos e acabar comprometendo os resultados é algo que pode acontecer bastante, quando não se é muito atencioso e organizado.

3. As distrações caseiras

São diferentes das distrações do trabalho, mas podem atrapalhar – e muito – seu desempenho como profissional. Portanto, se seu vizinho costuma ser barulhento, seu cachorro é muito inquieto e late demais ou você costuma receber muitas visitas inesperadas, transformar sua casa em ambiente de trabalho talvez não seja uma boa ideia.

Trabalho é trabalho, seja onde for!

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o home office, pode decidir se essa prática é ou não o ideal para você. Mas é importante lembrar: disciplina, comprometimento e dedicação são importantes para a vida de qualquer profissional, independente do seu local de trabalho!

E lembre-se: para mais informações e dicas sobre as relações de trabalho no mundo de hoje, fique sempre ligado em nosso blog!

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.