Moodle amplia as possibilidades na sua instituição

Tópicos: O processo de InscriçãoRelatórios customizados do MoodlePainel de controle funcional do Moodle

Conheça o case de sucesso desenvolvido pela Avante Brasil e saiba como aperfeiçoar o uso da plataforma

Conhecer bem uma ferramenta é essencial para saber usá-la da melhor maneira possível e, ainda, aperfeiçoá-la para as demandas que se apresentam. E é isso o que a Avante Brasil tem feito com o Moodle, principal Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pelas principais instituições de Ensino a Distância do mundo, presente em mais de 75 países.

Durante o Moodle Moot Brasil, que reuniu os principais gestores da plataforma nos dias 15 e 16 de setembro, em Juiz de Fora, a Avante Brasil foi convidada a apresentar o case de sucesso do programa Qualifica mais Brasília, que demandou o aperfeiçoamento da plataforma, a fim de facilitar e dinamizar as práticas de ensino-aprendizagem.

Romulo Afonso em MoodleMoot Brasil 2016

Romulo Afonso em MoodleMoot Brasil 2016

O desafio

A Avante Brasil foi contratada pelo Governo do Distrito Federal para implementar o programa Qualifica mais Brasília, programa de ensino online que tem como objetivo formar novos profissionais e capacitar quem já está empregado.

A demanda apresentada tinha como desafio customizar o Moodle para que pudesse ser utilizado de forma simplificada, facilitando o acesso e uso dos alunos e, principalmente, a gestão por parte da equipe da Secretaria do Trabalho, responsável pelo gerenciamento dos cursos.

A implantação do Qualifica mais Brasília foi um sucesso e hoje o programa conta com uma grade de 21 cursos, com mais de 25 mil alunos matriculados.

Portal Qualifica mais Brasília – Estimativa inicial era de 10.000 alunos

Portal Qualifica mais Brasília – Estimativa inicial era de 10.000 alunos

Confira a seguir três soluções apresentadas pela Avante Brasil que podem auxiliar no aperfeiçoamento do Moodle para sua instituição.

1 - O processo de Inscrição

Uma das principais preocupações da Secretaria do Trabalho era com a facilidade de uso da plataforma online pelos alunos. Por isso, foi solicitado um sistema simplificado, que pudesse ser utilizado de maneira intuitiva, garantindo a autonomia dos usuários.

A solução apresentada teve início no cadastro, feito a partir do CPF do aluno. Além da facilidade de preencher os dados, essa opção tem como vantagem evitar inscrições em duplicidade.

Todo o processo de inscrição ocorre inicialmente pelo CPF do aluno.

Todo o processo de inscrição ocorre inicialmente pelo CPF do aluno.

Os resultados demonstraram que essa forma de inscrição foi acertada. A meta anual de 10 mil alunos matriculados, estabelecida pela Secretaria, foi superada nos seis primeiros meses.


E não foram somente os alunos os beneficiados. A inscrição facilitada permitiu que a equipe do Qualifica mais Brasília pudesse focar nas ações de captação de alunos, no gerenciamento dos processo e na divulgação do programa.

2 - Relatórios customizados do Moodle

Outra demanda exigida na customização do Moodle para o Qualifica mais Brasília era a geração de relatórios com os dados dos alunos inscritos nos cursos. No entanto, havia um complicador: os relatórios precisavam ser flexíveis, permitindo o cruzamento de informações distintas, pois a Secretaria necessita de informações detalhadas, tanto para o gerenciamento interno, quanto para a prestação de contas com outros órgãos do Governo.

A partir da customização do Moodle, foi possível gerar relatórios com as seguintes informações:

  • Alunos inscritos (curso e total);
  • Alunos que nunca acessaram a plataforma;
  • Alunos na lista de espera;
  • Alunos cursando;
  • Alunos evadidos;
  • Certificados emitidos;
  • Alunos concluintes;
  • Pesquisa socioeconômica.
Área administrativa mostra a quantidade de vagas e usuários inscritos nos cursos.

Área administrativa mostra a quantidade de vagas e usuários inscritos nos cursos.

Os relatórios podem ser visualizados ou baixados através do painel do Moodle, como tabela do Excel ou relatório em formato PDF.

Essa customização dos relatórios facilitou o trabalho da equipe técnica, que pode acompanhar os desempenhos individuais dos alunos, ter um panorama das turmas e ainda obter dados gerais sobre o conjunto de alunos matriculados a cada semestre, por exemplo. Além de facilitar a prestação de contas e a divulgação de informações sobre o programa.

Emissão de relatórios em Excel diretamente de dentro do Moodle.

Emissão de relatórios em Excel diretamente de dentro do Moodle.

Do ponto de vista do ensino-aprendizagem, o relatório customizado permite dar atendimento personalizado ao aluno, por meio das informações oferecidas pela plataforma. Por exemplo: um aluno evadido pode ser contatado por e-mail ou telefone para que seja motivado a concluir o curso.

Além disso, é possível ter perfis detalhados dos alunos, o que pode facilitar ações motivacionais direcionadas, como convites para palestras ou novos cursos, até a sugestão de vagas disponíveis na Agência do trabalhador.


Dentro do módulo é possível visualizar e realizar a emissão dos relatórios através do painel do Moodle, gerando o arquivo em excel ou como um relatório em PDF. Sempre facilitando o trabalho da equipe técnica da secretaria.

3 - Painel de controle funcional do Moodle

Com as demandas da inscrição facilitada e dos relatórios customizados implementados, foi necessário pensar na funcionalidade da plataforma, a fim de organizar os conteúdos de maneira dinâmica e funcional, garantindo a facilidade de utilização.

Para isso, foi elaborado um painel de controle que apresenta organização visual bastante intuitiva. Através dele, é possível executar ações de maneira facilitada e ter acesso a informações importantes, como a porcentagem de alunos que estão online ou dos que não acessaram a plataforma.

Dashboard que auxilia na tomada de decisão para a equipe gestora

Painel de Controle que auxilia na tomada de decisão para a equipe gestora

O painel de controle apresenta informações precisas e detalhadas para facilitar o trabalho da equipe técnica. Expõe o panorama das atividades que estão sendo realizadas na plataforma e pode ser utilizado como auxiliar na tomada de decisão, ajudando a programar ações para diminuir a evasão dos alunos e atividades que facilitem o aprendizado.

Soluções para suas necessidades

As soluções apresentadas atenderam às demandas da Secretaria do Trabalho. Essas ações podem ser implementadas na sua instituição, com vistas a aperfeiçoar as rotinas de ensino-aprendizagem. Além disso, a Avante Brasil está pronta para desenvolver soluções personalizadas, que atendam às exigências e necessidades de customização do Moodle.

Oferece ainda serviços de hospedagem, suporte e desenvolvimento de cursos, além da possibilidade de implantação de uma central de atendimento ao usuário, com recursos de service desk e atendimento multicanal: chat, e-mail, sistema de chamados e telefone.

Excelência em EaD

Além da Secretaria do Trabalho do Distrito Federal, a Avante Brasil atende e presta consultoria para instituições como a Agência Nacional de Águas, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União, Embrapa, Tribunal de Contas, Instituto Federal de Educação, que já estão utilizando os aperfeiçoamentos apresentados nas suas plataformas.

O sucesso das mudanças realizadas junto ao Moodle levou a Avante Brasil a apresentar os novos recursos para o Moodle no Congresso de Educação a Distância realizado entre os dias 19 a 22 de Setembro em Águas de Lindóia. O projeto foi um dos aprovados para fazer parte do cronograma oficial do evento.

 

A sua instituição precisa de soluções em Ensino a Distância e ferramentas customizadas a sua necessidade? Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar.

Banner apresentado ao Moodle Moot 2016

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