Conheça os métodos práticos de avaliação do moodle

Avaliar o desempenho dos alunos é parte crucial do processo de ensino-aprendizagem. Na EaD, é necessário conhecer as ferramentas para utilizar os melhores métodos de avaliação e conseguir mensurar o nível de assimilação dos conteúdos ministrados.

Você conhece as diversas formas de avaliação do Moodle? Não! Então confira como aproveitar as ferramentas da plataforma para organizar atividades e avaliações caprichadas para seus alunos.

Tipos de avaliação

As avaliações podem ser divididas em duas modalidades:

De desempenho:

avalia a assimilação dos conteúdos por meio de testes, questionários e exercícios, nos quais os alunos devem demonstrar domínio do que foi ensinado a cada módulo, com uma geral avaliação do Moodle ao final da disciplina ou curso.

De engajamento:

avalia a participação dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja com o tempo de leitura, resolução dos exercícios propostos e participação nos fóruns.

Múltiplas possibilidades

http://portal.avantebrasil.com.br/wp-admin

Dentre as muitas ferramentas do Moodle, algumas podem ser utilizadas nos processos avaliativos, pois possibilitam observar o desenvolvimento do aluno pelo domínio do conteúdo ou pelo envolvimento nas atividades propostas, o que permite o professor ou tutor aferir uma nota.

Confira a seguir algumas possibilidades de avaliar seus alunos no Moodle:

Diário:

ferramenta que possibilita avaliar o engajamento do aluno por meio da observação das anotações feitas por ele no período proposto pelo professor ou tutor. A avaliação das notas tem um critério mais subjetivo, pois as respostas são dissertativas, mas é uma boa forma de avaliar o engajamento do aluno, inclusive dando feedbacks no próprio sistema que ajudam na assimilação dos conteúdos.

Fórum:

também possibilita avaliar o engajamento a partir da participação nas discussões propostas. A atribuição de pontos para o fórum pode ser feita para um determinado intervalo de tempo. Assim, mesmo que fique aberto durante o período da disciplina, o professor pode, por exemplo, avaliar os alunos somente em um determinado dia.

Glossário:

por ser uma atividade colaborativa, possibilita avaliações em grupo e também individuais. Essa atividade permite a criação de um glossário de verbetes e termos que são basilares para a compreensão dos conteúdos da disciplina.

Questionário:

método de avaliação do Moodle a partir de questões e listas de exercícios que podem ser corrigidas automaticamente ou pelo professor/tutor. O questionário possibilita a criação de uma escala de notas para avaliar o desempenho do aluno.

Tarefas:

possivelmente é o método mais comum de avaliação do Moodle. Consiste na realização de atividades propostas pelo professor/tutor, que devem ser realizadas em períodos determinados. O sistema possibilita a inserção de comentários, que podem ser usados para dar feedback aos alunos e tirar eventuais dúvidas.

Planejamento e critérios

Ao organizar o conteúdo programático das aulas, esquematize quais as atividades farão parte do processo avaliativo. Leve em conta as especificidades de cada disciplina para estabelecer qual a melhor maneira de avaliar a partir do tipo de conteúdo que está sendo passado, observando ainda o nível de exigência, a depender do estágio em que o aluno se encontra no curso.

Estabeleça prazos e critérios bem definidos para as avaliações. Lembre sempre que o processo avaliativo não é protocolar, mas faz parte das práticas pedagógicas para garantir a boa formação dos alunos.

Use as ferramentas do Moodle de forma criativa para fazer suas avaliações e tenha ainda mais sucesso nas suas aulas!

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.