Conheça as vantagens (e desvantagens) de estudar pela internet

Os números impressionam: 25% de todas as matrículas feitas no ensino superior no Brasil são relativas ao Ensino à Distância, o EAD, significando 1,2 milhões de alunos do total de 7 milhões matriculados no sistema total. A expectativa, no entanto, ainda é de um crescimento bem maior. Estima-se um crescimento entre 40% e 45% nos próximos anos.

Para se ter uma ideia, basta dar uma breve olhada no índice de crescimento do EAD (12,2%) e no ensino presencial (4,4% de ingressos) em 2012 em relação a 2011, a última medição feita pelo Ministério da Educação (MEC). Seja para cursos técnicos, graduação, pós graduação, aperfeiçoamento ou cursos livres, a verdade é que o método se popularizou por vários motivos, mas é preciso analisá-lo bem antes de optar por ele, afinal nada nesse mundo apresenta apenas vantagens. 

Para a maioria dos optantes, as vantagens são insuperáveis 

Esse crescimento progressivo do EAD deve-se a vários fatores, entre eles uma geração inteira de jovens nascidos e criados em ambiente completamente digital. Além disso, a familiaridade com a internet ficou muito maior com a popularização da banda larga e de widgets como tablets e smartphones de tela grande, além dos centros comunitários de inclusão digital. 

Preço - Uma das grandes vantagens do sistema de Ensino à Distância está no preço, que muitas vezes chega a custar 25% do equivalente em um curso presencial, ou seja, até quatro vezes mais barato. Isso, por si só, já é um grande incentivo às pessoas entre 25 e 30 anos que ainda não têm curso superior, principalmente integrantes da crescente classe C. 

Disponibilidade de cursos - Outra grande vantagem é você poder fazer o curso que quiser, mesmo que ele não esteja disponível na sua cidade, sem precisar trocar de município ou estado. Ou seja, você não fica limitado aos cursos disponíveis nas faculdade locais.

Flexibilidade - A flexibilidade do curso é outra grande vantagem. Você pode estudar na hora que quiser, em suas horas vagas ou nos finais de semana, estabelecendo seu ritmo e a metodologia de estudo. É muito indicado para quem ficou um ou dois anos sem estudar por conta de gravidez, trabalho, viagem ou qualquer outro motivo e agora quer recuperar o tempo perdido. 

Você não fica dependente do corpo docente - Como não há dependência de professores, os estudantes não ficam sujeitos a incidentes como greves e paralisações, por exemplo.  

Variedade - Atualmente já são mais de 200 instituições trabalhando com EAD e há pelo menos outras cem à espera de autorização. A grande concorrência faz com que cada vez mais universidades façam adesão ao Ensino à Distância, aumentando a oferta de cursos e favorecendo o baixo custo para os estudantes. 

Integração - O EAD acaba proporcionando mais oportunidades de integração com os colegas e professores, já que são mais constantes e acontecem a qualquer hora as trocas de e-mails e os fóruns para tirar dúvidas. 

Leve em consideração também as desvantagens 

Claro, nada nesse mundo é perfeito, e dessa forma o EAD também tem suas desvantagens. A principal delas é o fato de você assumir uma responsabilidade muito maior, já que dependerá única e exclusivamente de você fazer as aulas.  

Disciplina - Ela é fundamental, o aluno que não tiver uma disciplina rigorosa não vai conseguir terminar o curso. Você vai precisar dela para assistir às aulas sem interrupções. É preciso se organizar para cumprir o calendário de aulas, cursos e provas, e ainda tempo para estudar a matéria.  

Prazos - Os cursos são sérios, e como em qualquer instituição de respeito os prazos também são bastante rígidos. É preciso saber gerenciar seu tempo para não transformar isso em um problema. 

Provas - Elas são feitas de forma que você não consiga burlar o sistema, com tecnologia que garanta a segurança das informações. Por outro lado, em alguns cursos, testes e provas são realizados em locais específicos.  

Falta de interação - Para alguns alunos a falta de interação direta com outras pessoas e com os professores pode ser um problema. Por outro lado existe socialização através da webcam, fóruns e toda a liberdade para levantar dúvidas. Para os tímidos pode ser uma vantagem não precisar falar na frente de toda a turma. 

Agora que você já conhece as vantagens e as desvantagens de estudar pela internet, pese bem os objetivos e o seu modo de ser, e prepare-se para dar esse importante passo na vida. Afinal, lembre-se sempre que o maior investimento que você pode fazer é em você mesmo.

Ainda tem dúvidas sobre Ensino a Distância? Deixe nos comentários! E para mais informações sobre cursos, acesso nossa página e descubra tudo que você precisa.

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.