Como deixar os meus cursos online mais interativos

Como deixar os meus cursos online mais interativos

Os cursos online realmente vieram para revolucionar: eles são ótimos parceiros para o aprendizado em tempos modernos, já que dão a flexibilidade de tempo (e de dinheiro) que o indivíduo precisa.

Nesse formato, é possível aprender tanto sobre algo capaz de incrementar na carreira profissional, como também sobre alguma temática que o indivíduo sempre tenha tido curiosidade.

Sendo assim, ao mesmo tempo em que um estudante de educação física pode complementar seus estudos realizando cursos online sobre nutrição, um indivíduo comum também pode aprender a se alimentar melhor com esse mesmo curso.

Mas nem tudo são flores também no que se refere aos cursos online, que muitas vezes disponibilizam conteúdos interessantes, mas de modo pouco interativo, o que, consequentemente, torna as informações pouco atrativas.
E para não pecar neste aspecto, confira neste artigo algumas dicas para deixar os seus cursos online muito mais interativos e mais atraentes. Vamos lá?

1. Como é a sua interface?
O seu curso parece super atrativo até o indivíduo adquiri-lo e ver que a plataforma que o hospeda é confusa e de difícil utilização? Aí está o primeiro problema.

A interface do curso online precisa ser de fácil e simples utilização, fazendo com que o indivíduo se sinta tranquilo para navegar sem precisar ‘descobrir’ nada. Deixe os principais atalhos bem visíveis, facilitando ao máximo a experiência do usuário.

2. Como está o conteúdo?
Antes mesmo de vender o curso, deixe claro quais são os conteúdos programados e como eles serão trabalhados. Pense em forma e conteúdo.

3. E como preparar aulas interativas?
Você pode apostar em um roteiro mais interativo desde o início, criando perguntas de múltipla escolha, exercícios com alternância de conteúdo, usando e abusando dos recursos gráficos para tornar o processo muito mais interessante.

4. Teoria x prática
Muitos professores, ao desenvolverem cursos online, acabam sendo teóricos demais. Neste sentido, cabe aqui apontar uma possível – e desejável – mudança do roteiro.

Se o professor precisa explicar um conceito ou uma teoria, ele pode fazer isso trazendo o conteúdo para o cotidiano do aluno, criando conexões que façam com que ele reconheça a importância daquela explicação.

5. Use as redes sociais
Para permitir não só a interação entre o aluno e o professor, mas também entre todos os estudantes do curso online, criar perfis para a turma nas redes sociais é uma boa alternativa. Um grupo no whatsapp ou no Facebook já é uma ótima forma de começar, certo?

6. Crie um cronograma
Em cursos online, é fundamental que o seu desenvolvedor saiba todos os módulos que serão trabalhados – e quando eles serão trabalhados. Isso faz com que tanto o professor como os alunos não se sintam perdidos durante o caminho. Além disso, ter tudo bem organizado também garante que os estudantes não percam, por conta de outros compromissos, a aula sobre aquele conteúdo que tanto esperaram para ter.
Neste sentido, também é essencial que o professor não realize nenhuma modificação sem comunicar o grupo.
-
Ferramentas gratuitas que permitem a interação em cursos online
E por fim, mas não menos importante, utilize ferramentas capazes de tornar suas aulas muito mais divertidas e interativas.

Algumas opções neste sentido são:

1. Padlet
O Padlet consiste em um site que disponibiliza gratuitamente um fundo branco onde o professor pode adicionar conteúdos, anotações, arquivos, fotografias e outros.

O quadro, que é acessível por qualquer dispositivo móvel, permite que tanto os professores como os alunos possam fazer alterações. Sensacional, não é mesmo? Essa ferramenta se destaca como uma ótima forma de promover trabalhos em grupo, em que todos participam e, consequentemente, aprendem com os cursos online.

2. Easelly
Tem forma mais fácil do que aprender sobre um conteúdo complexo do que por meio de infográficos? Pois é: foi graças a esse pensamento que o Easelly foi criado.

Os desenvolvedores de cursos online podem utilizar essa ferramenta como aliada na hora de criar infográficos divertidos, inovadores e verdadeiramente criativos para disponibilizar aos alunos.

3. Thinglink
Na hora de organizar informações relevantes sobre um determinado assunto, o Thinglink pode se tornar um ótimo amigo da equipe de desenvolvimento. De modo interativo, é possível adicionar textos, balõezinhos, clipes com anotações e ainda criar uma pastinha só com exemplos. Que tal integrar conteúdo complementar e de grande importância ao curso online desta forma?

4. Bighugelabs
Na hora de pedir que seus alunos lhe entreguem apresentações criativas, além do Prezi, outra ferramenta que pode ajudar é a BigHugeLabs. Com o site, é possível desenvolver não só apresentações, como também infográficos, gráficos e divertidas apresentações visuais e interativas.

5. Wevideo
Está pensando em propor um trabalho em vídeo para os seus alunos de cursos online, mas não sabe como? A ferramenta Wevideo pode ajuda-lo(a).

Com ela, o aluno poderá editar vídeos online, salvando-os em nuvem e compartilhando com quem quiser. O professor pode usar a criatividade para desenvolver esse trabalho, hein?

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.