9 comportamentos que você deve ter no mercado de trabalho

Não basta ser um excelente profissional. Seu comportamento diário no trabalho conta muito mais pontos a seu favor que somente sua capacidade e especialização para realizar determinadas funções. Saber falar, escrever, interagir com os demais ao redor é um dos comportamentos mais buscados pelas empresas hoje em dia.

Por isso, acompanhe hoje nossas dicas sobre quais os comportamentos mais valorizados pelas empresas no mercado de trabalho. Vamos lá?!

As 9 atitudes mais valorizadas pelos recrutadores

  1. Equilíbrio emocional: ter jogo de cintura para receber e resolver problemas do dia a dia da empresa é fundamental. Tendo isso, os supervisores e chefes buscam pessoas que consigam manter bons relacionamentos mesmo quando há uma crise a ser solucionada, sem que o rendimento profissional do colaborador caia.
  2. Ético: ser ético é seguir um conjunto de normas, regras e princípios de acordo com a sociedade, para que se tenha uma conduta modelo.
  3. Flexibilidade: as empresas buscam pessoas que se adaptam facilmente às oscilações diárias do ambiente de trabalho. Elas desejam pessoas que tenham a capacidade de pensar X maneiras para criar soluções de venda e resolver problemas, por exemplo.
  4. Inovador: ser criativo e ter postura empreendedora é praticamente requisito.  
  5. Curioso: ser ativo o suficiente para descobrir maneiras diferentes de aperfeiçoar seu rendimento e o da empresa.
  6. Comunicativo: saber se portar e conversar junto a todos os colaboradores da empresa, independentemente do cargo que ocupam. Claro, saber se expressar verbalmente, socialmente e de forma escrita também.
  7. Colaborador: ser capaz de ajudar todos no ambiente de trabalho e a empresa como um todo.
  8. Pensamento crítico: ser capaz de compreender, empreender os problemas e suas soluções.
  9. Proativo: ter iniciativa para solucionar problemas sem ser ordenado.

Seja você um modelo de como se comportar no mercado de trabalho

No entanto, ser um bom colaborador vai muito além desses nove requisitos comportamentais. Listamos apenas alguns que mais sobressaem ao recrutador ou empresa na hora da escolha de um funcionário para integrar a equipe.

Tais habilidades e comportamentos variam de acordo com a vaga e até mesmo com os valores e missões da empresa interessada. Porém, estas  são as mais significativas para a maioria das empresas.

Outras habilidades que também se destacam no mercado de trabalho

  • "Visão de dono": é a capacidade de se portar como chefe, como se a empresa fosse sua. Com isso, ao aparecer os problemas, você não pode declinar de suas responsabilidades, já que é "dono".
  • Confiança: ser confiante vai muito além de saber que você é um bom profissional e garante um bom trabalho. É mostrar que não tem medo de errar, de assumir e buscar uma solução.
  • Liderança: às vezes, é necessário assumir o controle de situações tensas para resolvê-las, chamando pra si a responsabilidade.
  • Pressão: em algumas funções é preciso saber lidar com pressão de prazos, de fornecedores, clientes etc. Se sair bem em horas difíceis como essas é ponto garantido aos olhos dos seus superiores.
  • Postura convergente: seguir os valores e a missão da empresa é importante, pois significa que você veste a camisa por ela, mostrando que é um bom colaborador. 

E você? O que leva acha que as empresas devem levar mais em conta na hora de analisar os comportamentos e habilidades? Compartilhe com a gente!

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.