7 dicas para tirar o melhor proveito do Moodle

De acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado em 2013, já somam mais de 1 milhão o número de matrículas em bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos no Ensino À Distância (EAD) no Brasil. Alavancado pela crescente facilidade de conectividade, pelas vantagens oferecidas aos alunos, pelos programas de incentivo do Governo Federal e pelo reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), o EAD conta ainda com as facilidades da plataforma Moodle, uma sala de aula virtual que é hoje um dos pilares de sustentação dessa modalidade de ensino. Professores e administradores disponibilizam conteúdos, acompanham as atividades do curso pela internet, mas há várias formas de aproveitar ainda mais todas as suas possibilidades.

Veja 7 dicas para tirar melhor proveito do Moodle

1. Otimize o uso dos fóruns

Destinados às discussões sobre os assuntos estudados, os fóruns enriquecem o aprendizado incentivando a troca de ideias e experiências, além de ser uma ótima forma de avaliação do alcance da proposta do professor. Você pode otimizar o uso dessa ferramenta criando setorizações, como um Fórum de Discussão (destinado ao debate dos temas trabalhados), de Dúvidas (com esclarecimento sobre vários assuntos e não apenas o conteúdo trabalhado), de Notícias (como um mural onde o mediador publica notas sobre prazos, datas de atividades, esclarecimentos e informações relevantes à turma) e um Café Virtual, como forma de interação livre, sem mediação.

2. Aposte no chat

Na sala de bate papo virtual em tempo real, os horários devem ser pré-estabelecidos para garantir a participação. O mediador define o tema com ou sem roteiro pré-definido ou o deixa livre, mas faz intervenções enriquecedoras sobre o assunto, sem, contudo limitá-lo demais para que não perca a naturalidade.

3. Wiki, por que não?

Criação de um espaço para a produção de textos coletivos. Comece orientando os estudantes através de uma proposta inicial de tarefa coletiva. Como a Wiki é uma ferramenta que permite edição e atualização constantes, oriente-os sobre o seu uso de forma que possam trabalhar cooperativamente. Limite o prazo de participação informando a data de entrega e faça com que o mediador dê sugestões que enriqueçam o texto, aumentando sua relevância.

4. Biblioteca com novo uso

Se você já usa a biblioteca para postar materiais relativos ao conteúdo, ótimo! Mas por que não disponibilizar também as produções coletivas da Wiki ou textos individuais feitos ao longo do curso? Experimente fazer um sistema de votação para que os próprios estudantes elejam os artigos que devem ser postados. Dessa forma não só você estará incentivando a produção de material relevante relacionado ao curso como também divulgando os textos e gerando interesse nos alunos.

5. Integre o Moodle com o e-mail

Uma forma muito interessante de manter-se atualizado sobre as interações do fórum é configurar a plataforma de forma a integrá-la parcialmente com o e-mail pessoal dos usuários. Apesar de não poder responder a estas cópias de mensagens, a configuração para recebimento digest pode ser bastante útil, recebendo diariamente um e-mail apenas com os assuntos das mensagens enviadas ou o texto de todas as mensagens enviadas naquele dia. Dessa forma é possível fazer um monitoramento mais eficiente do que está acontecendo entre seus alunos.

6. Gamification: premie alunos com Badges

O recurso Badges foi implementado a partir da versão 2.5 do Moodles e permite que administradores e professores premiem seus alunos com os badges, que são aquelas medalhas ou troféus sempre que um objetivo for alcançado ou uma etapa do curso concluída. Crie um ranking incentivando a competitividade, gamificando as atividades e conseguindo mais engajamento nas tarefas.

7. Utilize passatempos educativos

O uso de passatempos educativos ajuda no aprendizado de forma intuitiva, mas para isso você vai precisar de recursos elaborados fora do Moodle, mas que sejam compatíveis com ele, como o Hot Potatoes, um conjunto de seis ferramentas desenvolvido na Universidade de Victória que possibilita a execução de exercícios interativos. O programa, que é gratuito, gera arquivos “.htm” e que depois de instalados que devem ser carregados no Moodle. A partir daí você configura a atividade que quiser. As atividades são dinâmicas e incluem a inserção de vários recursos como apoio à construção de instrumentos de avaliação on-line.

Você já conhecia todos os recursos desta plataforma? Veja outras novidades na área da educação, continue acompanhando nossa página

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.