10 novidades do Moodle 3.1

O Moodle é uma plataforma online de ensino a distância. Lançado recentemente, o modelo 3.0 promete inovar no sistema AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e no sistema LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem em português para Learning Management System), que potencializarão o processo de aprendizagem do aluno e melhor comunicação aluno-professor, no que tange produção, correção e registros de atividades.

Com uma passada larga no avanço em relação ao modelo mais antigo, a plataforma gratuita de aprendizagem online reconfigurou seu sistema, corrigiu seus erros e otimizou seu software. O Moodle 3.0 possui agora uma maior quantidade de plugins que o aprovam (Progress Bar, OAuth, Level Up, Questionnaire, Attendance, Poster, Checklist, Collapsed Topics e Moodle Welcome) e com facilidade em suas instalações, além do fato de o banco de dados ter se estendido para um melhor funcionamento.

Além destes fatos, vamos conferir algumas novidades de destaque no sistema Moodle 3.0, que veio para competir de igual no mercado de softwares de ensino a distância. Confira 10 novidades do sistema Moodle 3.0:

 

  1. Arrastar e soltar o texto

Com possibilidade de pré-visualização, o sistema conta com uma facilidade maior de trazer o texto para enviá-los por alunos e pelos professores. Com isso, o feedback se torna mais prático e rápido, fazendo com que o professor receba as respostas imediatas de perguntas arrastadas para a caixa de texto do sistema. Também fazendo parte do arraste de palavras, as caixas de texto comportam um sistema novo de respostas prontas a serem escolhidas pelo usuário, num esquema semelhante ao encontrado no Excel.

 

  1. Arrastar e soltar imagem

Semelhante ao referido em questões textuais, imagens são melhores suportadas no novo sistema Moodle 3.0. Um exemplo nítido para esboçar o fato é, por suposição, um mapa do Brasil em que a atividade seja localizar cada estado através das bandeiras. As bandeiras ficarão num espaço, o mapa em outro e as respostas serão corretas caso o aluno preencha a delimitação territorial com a bandeira respectiva do estado escolhido e arrastado. É imagem sobre imagem sem sobrecarregar o sistema.

 

  1. Arrastar e soltar marcação

Agora vamos supor que o mapa do Brasil esteja necessitando de preenchimento das respectivas regiões do país: Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Como será realizado na plataforma? Da maneira que o professor preferir. Seja com representação em cor (utilizando a novidade anterior) ou a novidade: arrastar marcações. O usuário poderá marcar a localidade com um sistema de marcação prático.

 

  1. Palavra que falta

Esse é um sistema de aprendizado excelente no estudo online. A ausência de palavra é uma importante forma de avaliação nos estudos da linguagem. Com o sistema de palavra que falta, as opções são colocadas pelo professor e funcionam como questões objetivas mais rápidas de serem respondidas.

 

  1. Novo layout do Dashboard (antigo MyMoodle)

O painel de controle sofreu mudanças significativas. Mais dinâmico e prático, o novo MyMoodle (agora sob o nome de Dashboard) possui infinitas formas de otimizar as atividades e acelerar o processo de aprendizagem do aluno, além de influenciar positivamente no conforto do trabalho do professor. A dinamicidade facilitou o usuário e possibilita, assim, maior conforto na navegação do sistema.

 

  1. Página perfil do usuário

Semelhante ao Dashboard no que abrange a praticidade, o menu de perfil do usuário é bastante explicativo e informativo. É um clique e já está na sala que se deseja. A rapidez foi facilitada na atualização da plataforma, tornando um fluxo mais ágil para o usuário, sendo professor ou aluno. Quando pensamos em mecanismos online, é necessário que a velocidade e a dinamicidade estejam em primeiro lugar. E, num menu, esse é fator é fundamental.

 

  1. Preferências do usuário

Em formato bastante simplista e minimalista, o menu de preferências conta agora, na parte de contas de usuário, os seguintes tópicos: a) Modificar perfil; b) Idioma do perfil; c) Preferência do fórum; d) Preferência do editor; e) Mensagens. E, na parte de emblemas, o sistema apresenta três diferentes opções: a) Gerenciar Emblemas; b) Preferência de emblemas; c) Configurações de mochila. Mais completo e direto em relação ao antigo sistema.

 

  1. Menu de arquivos

No menu de arquivos, agora é possível apresentar a data de postagem e a data de futura edição do arquivo postado. A administração do plugin e das atividades também são passiveis de alterações num menu de prática compreensão. A funcionalidade do sistema permite um fácil fluxo pelo sistema de configuração de postagens.

 

  1. Laboratório de Avaliação

Com um laboratório de avaliação, a interação entre professor e aluno se torna mais prática, encurtando a distância online entre ambos. Uma maior agilidade no lançamento de notas, observações e postagem de atividades são os principais destaques do laboratório de avaliação.

 

  1. Deletar mensagem

O fato de acumular mensagem no antigo sistema Moodle incomodava alguns usuários, possibilitando lentidão do sistema conforme quantidade de mensagens recebidas. Assim, com o fator de deletar as mensagens, o sistema se torna mais fluido, prático e dinâmico.

 

O sistema moodle 3.0 trouxe diversas novidades para os usuários, sejam professores ou alunos. Com um sistema de Educação a Distância, as atividades antes realizadas presencialmente agora podem ser realizadas no conforto de casa.

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.

Registros de Preços

Agilize o seu processo de compras. Conheça as nossas

Atas de Registro de Preços para Ensino a Distância.

Obrigado!

Enviamos a ata para o seu e-mail. Qualque dúvida fale conosco.